quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Motivação: algo que se conquista diariamente


Muitas pessoas acham que a motivação vem de fatores externos como: ganhar bem, ter uma boa família, estar cercado de amigos entre outros. Mas estar motivado na verdade não consiste em nenhum destes aspectos.




A motivação vem de dentro, é algo que somente a pessoa pode achar, depende apenas dela. Para estar motivada a pessoa deve estar bem consigo mesma, para depois encontrar fatores que possam motivá-la, (lembrando que há coisas que acontecem ao nosso redor e que podem colaborar para nos motivarmos ou não, mas o principal é a pessoa, ninguém motiva). Pelo fato da motivação ser interna, uma pessoa pode não ter ninguém ao seu lado, ter um cargo aparentemente ruim e ainda ganhar pouco, mas o simples fato de saber que precisará se dedicar e estudar ela terá uma melhor remuneração e conseguirá oportunidades melhores trazendo para perto de si pessoas agradáveis conseqüentemente ela estará motivada.

Condições melhores de vida nem sempre simbolizam a motivação. Podemos usar como exemplo um aumento, no primeiro momento a pessoa tem um ânimo a mais, sente-se mais motivada para realizar suas tarefas, porém no próximo mês seu aumento já está comprometido e outra vez você se descobre com a mesma condição de desânimo, isso acontece porque muitas pessoas confundem a motivação com a empolgação. Quem está motivado luta diariamente para esta motivação crescer para alcançar mais resultados, já a pessoa empolgada é de momento, é incerto, hora ela pode, em outra situação ela já não pode mais.

Não podemos deixar que situações ruins nos impeçam de correr atrás de seus objetivos, mas sim fazer de cada momento ruim, sirva-nos como impulso para lutar e obter resultado. A motivação é o que faz um colaborador se mover dentro de uma organização e se manter na empresa, sem ela nada de inovador acontece. Lideres e Gestores são os responsáveis para que isso aconteça em sua equipe, mas vale ressaltar que o funcionário também precisa estar comprometido com os objetivos organizacionais e cabe a empresa ajudar, incentivar o funcionário, afinal se este estiver satisfeito, há a garantia de resultado positivo.

“Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros”
(Sêneca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: