sábado, 7 de abril de 2012

O Mapa da entrevista de emprego

Entrevista de seleção deixa qualquer um de cabelo em pé. Medo de errar, de não corresponder às expectativas, de dar branco... é medo que não acaba mais. E para piorar, entrevista não é igual prova: não adianta estudar a matéria, porque a matéria em questão é você mesmo. O que você precisa é ter o máximo de clareza sobre quem é e que caminho profissional gostaria de seguir.  E, nesse sentido, saber seu currículo de cor e salteado vai ser de pouca ajuda. “Mais do que ter experiências interessantes para contar, é necessário entender como essas vivências influenciaram você”, diz Fabiana Nakazone, gerente da DM Especialistas, divisão do Grupo DMRH.
O negócio é respirar fundo lá na hora para dar o seu melhor.  Também pode ajudar saber como agir de acordo com o tipo de entrevista.  Embora o entrevistador costume misturar os tipos de pergunta, saber mais ou menos o que vem pela frente pode ser útil para fazê-lo se sentir menos perdido na hora H. No mais, seja você mesmo e boa sorte!




Descreva uma situação que demonstre que você...
Nesse tipo de entrevista, o objetivo do entrevistador é descobrir como você agiu em determinadas situações. Para isso, ele vai pedir que você descreva situações de sua vida pessoal ou de sua carreira que demonstrem, por exemplo, que você trabalhou bem em equipe, foi pró-ativo ou comprometido com os resultados. Tudo vai depender da competência que ele está querendo averiguar.

O que você faria se...
Aqui, o entrevistador propõe algumas situações para saber como você agiria em situações hipotéticas. Na hora de responder, nada de ficar preocupado com o que o entrevistador gostaria de ouvir – o foco é realmente dizer o que você faria para solucionar a situação que ele propôs.

Você sabe... 
Para fazer o mapeamento de suas competências técnicas (por exemplo: se você fala inglês e tem familiaridade com os programas do pacote Office), o entrevistador costuma ser direto e perguntar exatamente o que está querendo saber. Aí, claro, a resposta deve ser sempre a verdade!

Como é o seu relacionamento com...
As perguntas, nesse caso, também costumam ser diretas e levantar questões relacionadas ao histórico familiar e profissional. Com elas, o entrevistador consegue fazer um mapeamento mais completo do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: