quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hora da Entrevista!!



Como se portar neste momento?


Muitas pessoas ainda não sabem como se portar nessa parte do processo seletivo. Devo falar bastante? Qual roupa usar? Como os facilitadores me avaliam?



Abaixo algumas dicas á respeito do processo de seleção:

Como estou sendo avaliado?
Geralmente você sai do processo seletivo pensando: será que fui bem? Mas nunca sabe se demonstrou exatamente as competências procuradas. As empresas costumam avaliar os candidatos de diversas formas: perfil comportamental, vestimenta, postura, vocabulário e comunicação. Todos esses pontos são importantes, além dos conhecimentos necessários para a vaga pretendida. A dica é tentar não se preocupar tanto com a forma de avaliação, mas mostrar suas qualidades com sinceridade e respeito aos outros.

Como apresentar minhas qualificações?
No momento da exposição, fale das suas características positivas sem ser arrogante. Se você tiver experiências anteriores, apresente suas conquistas profissionais como consequência de sua determinação. Caso não tenha trabalhado ou feito estágio, fale sobre seus trabalhos voluntários, participação em empresa junior, esportes coletivos e o aprendizado para a sua vida.

Como agir nas atividades em grupo?
Participe ativamente e não fique só observando. Porém, é bom ter atenção para colocar sua opinião de forma cordial. No momento das decisões, seja ativo e faça parte delas. É importante mostrar se você sabe trabalhar com mais pessoas e respeitar as ideias dos demais. Foque no resultado das atividades sem conversar sobre assuntos não relacionados com o exercício. Isso demonstra desinteresse e falta de concentração. Deixe para conhecer melhor seus concorrentes nos intervalos ou ao final da dinâmica.

O quanto eu devo falar em relação aos outros candidatos?
Não domina o assunto em questão? Então procure dizer apenas o necessário. É mais importante o conteúdo e não a quantidade. Para se preparar, é recomendado estar por dentro das últimas notícias e dos temas da atualidade. O ideal é não falar demais nem de menos. Evite ser muito prolixo ou objetivo, isso dificulta a comunicação e sua imagem.

A roupa que devo usar?
Quando receber a ligação ou o e-mail chamando para o processo seletivo, verifique se possui algum traje já estipulado. Caso não tenha, utilize social com cores neutras e combinações no estilo clássico (preto, azul, bege, branco e cinza). Evite decotes, roupas justas ou muito largas, barriga de fora ou calças de cintura baixa.

Gostou? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: