domingo, 2 de outubro de 2011

Falar em Público sem Medo


Primeiramente esqueça que é possível ficar em pé diante de um auditório e não sentir aquele “frio na barriga”, quando isto acontecer preocupe-se, não é normal.
O  medo de falar em público é de certo modo necessário para manter o equilíbrio emocional e trazer mais confiança. 



Veja abaixo algumas dicas:.
Não gostamos que falem para nós, gostamos que conversem conosco, a diferença entre uma e outra é que quando você conversa com o público, prende a atenção das pessoas e quando você fala para o público, apenas o obriga a escutá-lo.


Fale com o coração e não com a mente, falar em público de forma descomplicada é simplesmente buscar experiências vividas por você mesmo, nada mais verdadeiro que isso. Quando você fala de suas experiências não existe argumento que possa lhe contradizer, porém, quando você fala com a mente, passa a ser muito subjetivo e transforma o que seria uma palestra agradável em algo monótono.


Nunca, jamais decore seus textos, faça pequenas anotações de tópicos que você acha importante, pratique com algum colega, mas não decore, quando você decora um texto na verdade você está criando um ambiente arriscado, por que você não estará preparado para eventos alheios ao que você decorou.


Não existe no mundo um livro que lhe dê a experiência de falar em público sem praticar, o que pode haver são dicas, mas se você não praticar, nunca chegará á maravilhosa sensação de falar em público e prender de forma atraente a atenção das pessoas.


Falar em pé é muito mais desafiador do que falar sentado, isso por que quando nos colocamos em pé ficamos expostos e todos os olhares se voltam para nós, porém devemos lembrar que a única pessoa que sabe sobre o seu medo e insegurança é você mesmo, então a única coisa que você precisa vencer é a sua própria mente.



Quando estiver em pé, olhe para o público como se todos estivessem lhe devendo algo, olhe para eles como estivessem lhe pedindo um aumento de salário, isso lhe trará segurança, mas nunca se esqueça de preparar sua apresentação, sem decorar. Fazer uma apresentação sem estar preparado é pior que subir em palco sem roupas. 

Não prenda-se apenas a seus pensamentos minutos antes da apresentação, aja de forma descontraída e o nervosismo irá desaparecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: