Existe uma máxima no mundo corporativo que afirma que os profissionais são contratados pelas suas competências técnicas e demitidos pelas suas competências comportamentais. Ou seja, a maioria dos profissionais é demitida porque não sabe se comportar de maneira adequada.
Para não ser pego de surpresa, o Portal InfoMoney entrevistou dois especialistas, o Consultor de Carreira da Thomas Case & Associados, Renato Waberski, e o sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Paulo Naef, que destacaram quais são os comportamentos e características que os líderes e empresas mais abominam nos profissionais. Confira abaixo:
Falta comprometimento
Comprometimento não tem nada a ver com ser o primeiro a chegar e o
último a sair. Comprometimento, segundo Naef, é quando o profissional se
“envolve com profundidade com seu trabalho, com os objetivos da empresa e com a
sua própria carreira. Ele acrescenta que as empresas querem pessoas que “tenham
brilho nos olhos” e que se esforcem ao máximo que puder para entregar suas
atividades. Para o especialista, quem é comprometido é o primeiro a ser
lembrado em caso de promoção.
Falta de bom senso
Não ter bom senso é prejudicial, principalmente, nas relações de
trabalho. Geralmente, a pessoa que não tem bom senso causa desarmonia dentro da
empresa e mal-estar entre colegas e chefes.
Mudança de humor
Há profissionais que chegam bem dispostos para trabalhar, mas basta
receber um e-mail ou telefonema que o mal humor começa a imperar. Já outros são
tão mal humorados de manhã que o colega tem até medo de dar “bom dia”, passou a
hora do almoço, o bom humor aparece. “Este de tipo de comportamento gera
desconforto. Os líderes e os colegas têm dificuldades de lidar com ele”,
explica Waberski.
Paranóia
Alguns profissionais têm mania de perseguição que acham que o chefe só
quer prejudicá-los ou os colegas sempre estão armando contra. Quem vive
desconfiando dos outros perde muito tempo pensando em maneiras de se proteger,
o que pode atrapalhar a produtividade.
Manipulador
Este profissional transita muito bem no ambiente corporativo, pois tem
boa relação com todos e sabe fazer um “social” como ninguém. “Ele pode ser até
visto como competente, mas ele só pensa no seu objetivo. Para alcançá-lo, a
pessoa é capaz de manipular os outros em benefício próprio”, acrescenta
Waberski.
Insatisfeito
É fácil reconhecer um insatisfeito. Ele reclama de tudo e de todos,
gosta de apontar falhas na empresa, no colega e no chefe. Mas, claro que isso
não incluiu o seu trabalho, os errados são sempre os outros. Para o consultor
da Thomas Case & Associados, o erro principal de pessoas assim é achar que
a empresa tem que se adaptar a ele e não ao contrário
Fonte: Portal Administradores.
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