quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hotéis de três a cinco estrelas serão obrigados a ter internet no quarto


Governo publicou portaria sobre regras para classificação de hotéis.
Brasil voltará a classificar estabelecimentos entre uma e cinco estrelas.


Uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" nesta terça-feira (21) aponta os requisitos que cada estabelecimento hoteleiro deve ter para ser classificado entre uma e cinco estrelas.
Entre as exigências para hotéis entre três e cinco estrelas está a obrigatoriedade de fornecer acesso à internet no quarto. - clique aqui para ver a portaria. Além disso, os estabelecimentos entre três e cinco estrelas devem ter aparelhos de televisão em todas as unidades. A portaria deixa claro que ter o serviço disponível não significa que o produto seja gratuito.
A portaria cria o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Em entrevista ao G1 na segunda, Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Ministério do Turismo, informou que o governo federal pretende classificar mais de 6 mil estabelecimentos hoteleiros até a Copa do Mundo de 2014.
A classificação em estrelas dos hotéis havia sido revogada no ano passado pelo governo federal. A nova classificação segue critérios internacionais e visa padronizar a rede hoteleira em razão da Copa e das Olimpíadas de 2016.
A portaria traz os requisitos para cada tipo de estabelecimento: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada, flat-apart.
Para os hotéis cinco estrelas, os requisitos são mais de 190, sendo que cerca de 70% são obrigatórios, entre eles: estacionamento, água potável disponível no quarto (não necessariamente gratuita), TV por assinatura, roupão, chinelo, cardápio em português e mais dois idiomas, médico de urgência e no mínimo seis serviços adicionais no próprio hotel, como salão de beleza, babá, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis e agência de turismo.
Sauna, piscina e salão de jogos são opcionais em hotéis cinco estrelas, mas itens obrigatórios para os resorts, que só podem ser classificados entre quatro ou cinco estrelas.
Um resort cinco estrelas, por exemplo, precisa de piscina de três tamanhos e 1,5 m² de área de piscina por capacidade máxima de hóspedes. Os resorts são obrigados a oferecer centros de tratamento de beleza, quadra de tênis e ter oferta de três restaurantes ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: