sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012 chegou! Como alavancar sua carreira?




Os profissionais que desejam crescer nas empresas devem se atentar a duas palavras: foco e determinação. Em um primeiro momento, é preciso que a pessoa analise quais são seus reais objetivos e onde deseja chegar. O foco serve para criar o plano, depois disso é hora de contar com a insistência e a perseverança para chegar lá.
É preciso também avaliar o perfil de profissional que as empresas buscam para o futuro. Profissionais capazes de realizar o que é pedido e de entregar resultados mensuráveis são cada vez mais valorizados. Vale investir em seus diferenciais, capacitar-se e ter em mente que o aprendizado é algo que acompanha toda a vida.
A seguir, confira algumas dicas preparadas por Víctor Martínez, especialista em treinamentos comportamentais e projetos de recursos humanos e CEO da Thomas Brasil , para serem avaliadas no processo de crescimento na carreira para 2012:

1 – Avalie-se objetivamente. Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles impactam em sua carreira? O melhor caminho para o desenvolvimento é identificar os talentos, investir neles, desenvolvê-los e aperfeiçoá-los até se transformarem em pontos fortes. E, em paralelo, trabalhar as limitações que eventualmente possam prejudicar o desempenho.
2 – Como foi sua evolução profissional e social nos últimos três anos? O que aumentou, melhorou ou se modificou de modo positivo para você?
3 – Sua empresa/negócio tem um plano para 2012? Qual é esse plano? Como você se encaixa nele?
4 – Desenvolva projetos relacionados com os planos da empresa. Pratique a iniciativa.
5 – Aprenda cada vez mais sobre tecnologia, atualize-se. É imprescindível buscar, usar e fomentar o uso de tecnologia de ponta, além de decretar sua própria obsolescência e partir para patamares mais altos de tecnologia.
6 – Crie/participe de grupos de discussão tecnológica, mas com algum complemento social também. Busque socialmente a companhia de seus pares e seus superiores.
7 – Na medida do possível, participe socialmente. Aceite os convites de seus subordinados, pois essa é uma excelente prática de liderança.
8 – Partilhe conhecimento e seja visto como recurso.
9 – Delegue, arrisque-se mais, procure seguir sua intuição.
10 – Olhe para cima e veja o que você pode fazer para ajudar seu chefe a ser promovido. Busque as responsabilidades mais altas e faça a mesma coisa para baixo, estimule e compartilhe as suas responsabilidades 
Fonte: Thomas Brasil (via Canal Executivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: