terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como se comportar na festa da empresa?

Confraternização sem mico

Depois de um ano inteiro de cobranças pela qualidade do trabalho e das pressões pelo cumprimento de metas, o fim do ano chegou e, com ele, a festa de confraternização das empresas. Para comemorar a data, as corporações costumam alugar espaços específicos para a comemoração que tem como objetivo integrar e recompensar os funcionários pelo ano de dedicação ao trabalho. 

Junto com a festa de fim de ano, surgem dúvidas como: com qual roupa eu vou? Quanto eu gasto com o presente do amigo secreto? Será que “pega mal” conversar com aquela mulher – ou rapaz - com quem eu sempre quis “ficar”? Posso tomar todas sem peso na consciência? 

Você não pode cometer gafes na confraternização da empresa, afinal todos os funcionários estarão de olho no que vai acontecer.

Presença garantida
Por mais que seja tímida, a funcionária que deixa de ir às confraternizações da empresa passa um ar de antipatia aos demais, como se quisesse se isolar.

Tempo adequado
Dar só uma passadinha na festa é muito feio. Parece que a funcionária passou ali apenas por obrigação.

Vá de bom humor
Durante o evento, mantenha o bom astral. E nada de discutir problemas mal resolvidos com colegas de trabalho durante a festa. 

Bebeu? Vergonha na segunda-feira
Cuidado especial nesse quesito...
O fato de você estar em um ambiente mais descontraído não significa que seu chefe deixe de ser seu superior. As suas atitudes fora do escritório podem ter peso na sua avaliação dentro dele, então nada de exagerar na bebida e pagar mico, na segunda-feira você certamente se arrependerá disso.
Evite ressaca psicológica.

Namoro na festa
Se você e um colega do trabalho estão paquerando há algum tempo e o clima de romance ficar irresistível durante a festa de confraternização, cuidado! Iniciar um namoro na frente de todos os seus colegas de trabalho pode deixa vocês dois em situação delicada durante as longas horas de trabalho juntos que terão que enfrentar.
Roupas
Não é preciso usar os trajes formais do ambiente de trabalho, mas cuidado na escolha.  Atenção com os decotes, comprimento, transparências. Apesar de ser um momento de descontração, todos os chefes e diretores estarão na festa.

Família
Os cônjuges, filhos e outros parentes só devem ir a festa se a empresa permitir.

Danças
Mesmo que você seja um bom dançarino, não exagere nas coreografias

Discrição
Nas festas de final de ano da empresa, a regra básica é discrição. Economize nos gestos e evite reclamar da empresa e dos colegas.

Troca de presentes
Muitas empresas realizam os tradicionais amigos secretos junto com a festa de confraternização. Para evitar gafes, é recomendado que se estabeleça valores e uma lista com sugestões de presentes. Na hora de revelar o amigo, evite piadinhas que possam expor a intimidade do colega.

Oportunidade
As confraternizações oferecem ótimas oportunidades para quem quer estreitar a relação de amizade com os colegas de trabalho, inclusive com o chefe. Porém, nada de puxar saco. O comportamento deve ser natural, sem forçar a barra.
Lembre que a festa é uma ótima oportunidade para fazer networking.

Aja com educação
Se você não gostar do presente que ganhou, mantenha a educação. Não precisa ser falso e provar o presente na hora. Pelo contrário: agradeça e guarde-o. Não comente sobre a insatisfação e fique a vontade para trocar o presente por algo do seu gosto. Também não precisa comentar sobre isso.

Se você curtiu, compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: