segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Desenvolvimento Sustentável na boca do povo



   Atualmente o tema Desenvolvimento Sustentável está sendo divulgado constantemente, mas afinal o que significa isso?

   O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. 

   O Desenvolvimento Sustentável representa a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem afetar a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, em outras palavras, usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente, é preservar os bens naturais e à dignidade humana, ou seja,  o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

   O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, entre outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja prejudicado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:


  •  Atender às necessidades fisiológicas da população;
  • Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
  • Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
  • Preservar os recursos naturais;
  • Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
  • Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.
 Uma sociedade ou empresa que quer alcançar essa forma de desenvolvimento precisa reconhecer que os recursos naturais uma hora pode acabar, estar sempre atento ao consumo de uma forma consciente, pois hoje o comportamento do consumidor mudou. Antigamente os produtos eram feitos para maior durabilidade, hoje a realidade é inversa e os produtos são feitos para durarem pouco tempo, o que aumenta o consumo e por conseqüência o descarte.
    
    Existem três bases para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem dependem um do outro e precisam estar em sintonia.

   Vale apena pesquisar, conhecer mais o tema e praticar a Sustentabilidade, afinal precisamos do nosso meio ambiente e sociedade.
       
       Divulgue esta idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já Visitaram: